O xixi

DSC_0378A Tarsila está na fase de descobrir as diferenças entre meninas e meninos. Vira e mexe ela fala coisas do tipo: rosa é de menina, azul é de menino. Eu digo que todas as cores são de todo mundo. Ela ama batom e fala que só as meninas podem passar. Eu falo que nem todas as meninas gostam de batom, a mamãe inclusive, e que tem menino que usa também. Aos poucos vou tentando mostrar que as diferenças de gênero não são tão claras assim. O que nos torna homem ou mulher é muito mais sutil.

Há uma diferença, pelo menos física, que é mais visível: meninas tem vagina e meninos tem pinto. Ela já tinha percebido isso há tempos, pois desde que nasceu toma banho de chuveiro comigo ou com o pai. Mas ela se deu conta, de verdade, da diferença anatômica quando começou a tirar a fralda ao mesmo tempo que seus amiguinhos da escola. Foi quando percebeu que meninos podem fazer xixi em pé e as meninas têm que fazer sentadas. Ela não gostou nada disso. Desde então, toda vez que entra no banho faz um xixi gostoso em pé e fala: “tô fazendo igual os meninos”.
Na estrada de Curitiba a Lages ela quis fazer xixi. Paramos o carro no acostamento e eu fiz uma cadeirinha para ela com os braços, para ela fazer o xixi sentada, sem cair na terra. Mas não. Ela não quis. Assim que tirei a sua calça, ela ficou em pé e fez um xixizão.

Na semana passada, conversando com a minha mãe, descobri que a minha avô materna só fazia xixi em pé. Mesmo quando usava a privada. Como ela trabalhou a vida toda no campo, muitos anos colhendo café, tinha que se virar. Então desenvolveu uma técnica única de fazer xixi assim. Minha vó Isabel teve 9 filhos vivos, se alfabetizou com mais de 40 anos e foi uma mulher de fibra até o fim da vida.

Uma prova de que Simone de Beauvoir estava certa. Nós não nascemos mulheres, nos tornamos mulheres. E isso não tem nada a ver com usar rosa, batom ou fazer xixi sentada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s